Dia Nacional do Surdo

A data é comemorada hoje em alusão a fundação, nesse mesmo dia em 1857, do Instituto Imperial de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro.  O professor francês surdo Édouard Huet convidado pelo Imperador Dom Pedro II para lecionar às crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade. As aulas eram ministradas em Língua de Sinais Francesa, o que resultou em uma forte influência na construção da Língua Brasileira de Sinais. Atualmente o local funciona como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e realiza o ensino bilíngue de pessoas surdas.

A lei nº 11.796 de 29 de outubro de 2008, que criou a data, tem como objetivo celebrar as conquistas da Comunidade Surda e principalmente refletir sobre os desafios que ainda existem.

Segundo o portal libras.com.br, muitas conquistas foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos.



Doe Agora