FAÇA PARTE DA EQUIPE DO ENSINA

O Instituto Ensina é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer e profissionalizar o terceiro setor por meio de capacitação e assessoramento a profissionais e voluntários de outras organizações da sociedade civil.

Percebendo a necessidade de ampliar o setor de desenvolvimento institucional, o Instituto abre vaga para o cargo de Assistente de Desenvolvimento Institucional, setor responsável por implementar e executar o Plano de Mobilização de Recursos. Espera-se que este profissional desempenhe um papel fundamental na gestão e contribua para a sustentabilidade da organização. O local de trabalho é em Mauá, na Grande São Paulo.

Responsabilidades

Descrição de Responsabilidades: Assistente de Desenvolvimento Institucional Assistir o coordenador de mobilização de recursos (projetos, telemarketing, comunicação e outros);

Implementar as estratégias elencadas como prioritárias pelo Plano Estratégico de Mobilização de Recursos de acordo com cronograma estabelecido;

Assegurar o monitoramento e análise das atividades de captação e negócios em relação às metas acordadas e tomar as medidas apropriadas para capitalizar o êxito e gerenciar os riscos;

Realizar atividades de suporte à captação, tais como pesquisas, banco de dados de relacionamentos, monitoramento, relatórios de atividades e outras;

Realizar visitas a empresas e possíveis parceiros; Assistir à elaboração de plano de comunicação e as atividades da área de comunicação, em harmonia com as atividades de captação de recursos;

Analisar o material de comunicação atual, propor melhora e potencialização das ferramentas (cartas padrão, site, apresentação em ppt, e-mail mkt, Redes Sociais, folders);

Realizar campanhas para captação de recursos financeiros, humanos e materiais;

Coordenar atividades de terceirizados / parceiros (publicidade, assessoria de imprensa, outras agências);

Elaborar plano de fidelização dos atuais doadores;

Participar de reuniões regulares com coordenadores a fim de conhecer as necessidades e recursos institucionais, com vistas à captação;

Interagir com outras áreas do Instituto para definir os projetos prioritários para os quais serão captados recursos;

Participar de reuniões regulares de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados com Diretoria;

Acompanhar a realização de projetos e prestação de serviços para clientes atentando para o cumprimento das contrapartidas;

Preocupar-se em compreender os interesses dos doadores, parceiros e clientes do Instituto, garantindo o atendimento de suas expectativas em relação ao projeto apoiado ou ao serviço prestado;

Filtrar e apresentar a coordenação editais de Fundos Privados, Públicos e Internacionais compatíveis a missão do Instituto e ao plano de mobilização de recursos;

Facilitar a integração das iniciativas de comunicação às atividades de mobilização de recursos;

Criar e auxiliar eventos de captação de recursos.

 

Perfil e habilidades/conhecimentos esperados:

  • Ensino superior completo/cursando ou experiência comprovada nas áreas de Administração, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e/ou Comunicação Social.
  • Capacidade em trabalhar com prazos, orçamentos pré-definidos;
  • Excelente capacidade de organização e de gerenciar múltiplas prioridades;
  • Excelentes habilidades interpessoais e capacidade de desenvolver relacionamentos e parcerias;
  • Habilidade em negociação;
  • Excelente capacidade com redação;
  • Ótima comunicação oral e escrita;
  • Conhecimentos de informática bem desenvolvidos, incluindo Word, Excel, PowerPoint;
  • Conhecimento básico e/ou intermediário em design gráfico e bancos de dados (desejável);
  • Autonomia, criatividade, iniciativa e agilidade;
  • Espírito de cooperação e trabalho em equipe;
  • Compromisso com metas e resultados;
  • Empatia e entusiasmo pela causa do Instituto Ensina;
  • Compromisso genuíno com o setor sem fins lucrativos;
  • Características empreendedoras e visão estratégica;
  • Confiabilidade e postura profissional, e
  • Consciência de valores éticos.

Candidatura: Favor enviar carta de apresentação e currículo até dia 20/12/2019 para Ana Paula, e-mail contato@institutoensina.org.br com o assunto no e-mail: Assistente de Desenvolvimento Institucional.

Características da vaga

  • Período Integral (40 horas semanais – CLT)
  • Salário compatível com o cargo
  • Benefícios (VR e VT)
  • Com Plano de Carreira
  • Local de trabalho: Mauá/São Paulo.

OFICINA DE ADEQUAÇÃO DE ESTATUTO

Com o objetivo de contribuir para que as Organizações da Sociedade Civil mantenham seus estatutos atualizados de acordo com o Marco Regulatório, o Instituto Ensina proporcionou a 7 OSC’s uma oficina prática com o tema “Como Adequar um Estatuto Social e Torná-lo Eficiente” (legislação e mobilização de recursos). Os participantes puderam tirar suas dúvidas quanto a legislação, ter exemplos e dicas práticas para possíveis mudanças em seus estatutos.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CHÁCARA DAS FLORES

A Associação Chácara das Flores abriu suas portas mais uma vez para o Instituto Ensina levar a Contação de Histórias para crianças e adolescentes através da contadora e parceira do Instituto, Fabiolla Cunha.
Com muita imaginação e de forma lúdica, quem pode assistir as apresentações ficaram encantados com as histórias. Foram dois dias de apresentação, 17 e 24 de setembro, com a presença de 84 pessoas no total.

O Instituto Ensina agradece à todos pela participação!

1ª Oficina de Adequação de Estatuto.

Oficina prática: “Como Adequar um Estatuto Social e Torná-lo Eficiente” (legislação e mobilização de recursos)

É recomendável que o participante que atue em Organização da Sociedade Civil traga uma cópia do estatuto social. Formação de cunho prático e participativo, com exemplos e dicas práticas e diferenciadas. Reflexões com compartilhamento de ideias, experiências e aprendizagem.

Para se inscrever acesse: https://forms.gle/HbMJt1E77g9UHCPD8

SETEMBRO AMARELO: Mês de prevenção ao suicídio

A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.

Durante todo o mês de setembro diversas ações serão vistas em todo o Brasil, em um movimento chamado de Setembro Amarelo, para chamar a atenção da população para esse problema. O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores. Falar é a melhor opção!

“Doe um minuto, mude uma vida”

 

PROGRAMA ESPALHANDO SEMENTES NA ASSOCIAÇÃO NOVA ERA NOVOS TEMPOS

Mais uma edição do programa Espalhando Sementes do Instituto Ensina com a contação de histórias de Fabiolla Cunha, desta vez na Associação Nova Era Novos Tempos em dois dias.
As crianças e suas famílias se encantaram com as histórias “A menina e o pássaro” e “Troca-bolas”, dançaram com a música “Aquarela” e ainda ganharam livros.

CONCLUSÃO DO CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

No dia 21 de agosto, 18 colaboradores de organizações da sociedade civil concluíram o curso de 24 horas de Captação de Recursos.
Os participantes puderam aprender com profissionais atuantes no mercado do terceiro setor como planejar, quais são os tipos e como executar a captação de recursos, levando assim para suas organizações como um todo conhecimento para sua sustentabilidade.

Condeca lança Edital de Chamamento Público para monitoramento de projetos sociais

O Condeca – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou na última terça-feira (20/08) edital para celebração de parcerias com organizações da sociedade civil.

O objetivo é selecionar organizações  interessadas em celebrar termo de fomento, para o desenvolvimento de atividades ou ações voltadas ao aperfeiçoamento do modelo de gestão, bem como ao monitoramento e à avaliação de projetos.

O envio das propostas poderá ser feito de 20 de agosto de 2019 até 20 de outubro de 2019.

23º CONFORP

Durante uma semana entre os dias 15 e 19 de julho, as Organizações da Sociedade Civil de Santo André e Mauá participaram do 23º Congresso de Formação Profissional – CONFORP, promovido todos os anos pela FEASA.
Com 25 oficinas de temas variados, os 750 profissionais do terceiro setor contaram com cursos como: “Jogos de tabuleiro para crianças e adolescentes”, “Mídias digitais como recurso pedagógico e de comunicação”, “Neurociência e aprendizado”, “Nutrição no dia a dia das organizações sociais”, etc.
O Instituto Ensina esteve presente pelo segundo ano consecutivo com 6 organizações da cidade de Mauá.

BATE-PAPO COM CONSELHEIRO CONDECA

No dia 04 de julho as Organizações da Sociedade Civil participaram de um bate-papo com o conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Jonatan de Oliveira, onde puderam conversar sobre seus futuros projetos que serão apresentados para o próximo edital do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, e também explicar um pouco mais sobre o Conselho. A palestra contou com mais de 30 profissionais do terceiro setor.