Dia da Doação de Órgãos

A data quer conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.

Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

Você é doador de órgãos? Já avisou a sua família e amigos sobre a sua decisão?

Dia dos Surdos

A inclusão é de responsabilidade de todos nós e só acontece quando entendemos e somos mais compreensivos com quem é diferente de nós. De alguma maneira, todos nós somos diferentes uns dos outros.

A data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Nosso respeito aos deficientes físicos em especial aos surdos e gratidão a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá.

Dia da Prevenção ao Suicídio

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Acesse @cvvoficial para apoio emocional gratuito ou ligue 188 para atendimento exclusivo. Sua vida é muito importante. Busque ajuda ou seja a ajuda para alguém.

Dia Mundial da Alfabetização

A data foi criada em 1967 pela ONU, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

O Brasil ainda tem 11 milhões de analfabetos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever um bilhete simples ficou em 6,6%, segundo dados da pesquisa. Esse percentual, entretanto, deveria ter sido cumprido em 2015. 

Com o ano atípico, de pandemia e ensino remoto forçado, o desafio para alfabetizar se tornou ainda maior. A próxima meta é erradicar o analfabetismo até 2024.

Você acha que conseguiremos?

07 de setembro

A independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822 e foi resultado do desgaste das relações entre Portugal e Brasil após a Revolução do Porto de 1820.

Dom Pedro foi coroado imperador e nomeado em 1 de dezembro de 1822. Com isso, foi inaugurado o Primeiro Reinado (1822-1831). Outra consequência da independência foi o endividamento do país, já que Portugal cobrou dois milhões de libras do Brasil como indenização.

Horta em Casa

Que tal aproveitar o fim de semana para aprender a utilizar materiais recicláveis para fazer a sua própria horta? Imagina ter legumes, verduras e temperos sempre fresquinhos, de graça e sem agrotóxicos?

  • Plante e leve para casa a sua primeira mudinha.
  • Gratuito para todas as idades.
  • Toda sexta e sábado até 18 de setembro.
  • No Espaço Eco do Mauá Plaza Shopping (em frente às Pernambucanas).

Faça a sua inscrição pelo QR Code ou no link

forms.gle/U9zz3MrePCGY2mYj6

O Horta em Casa é uma realização do Instituto Ensina com apoio do Mauá Plaza Shopping. Não perca!

Dia do Voluntariado

Desde 1985 a lei nº 7.352 institui a data com o objetivo de registrar a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade.

A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.

Os voluntários são importantíssimos para o andamento das atividades de organizações do terceiro setor. Qualquer pessoa pode ser voluntária e doar o seu tempo, conhecimento e apoio.

Escolha uma causa e seja voluntário!

Dia da Infância

A data promove a reflexão sobre as condições de vida das crianças e defende que elas tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para seu pleno desenvolvimento.  

Segundo dados do relatório publicado pela Unicef em 2018, a cada 10 crianças, 6 vivem em situação de precariedade. Em outras palavras, quase 12 milhões não têm muitos dos seus direitos básicos assegurados como alimentação, moradia, educação e saúde.

As organizações do terceiro setor atuam na defesa e garantia desses direitos. Apoiar essas organizações é criar melhores condições de desenvolvimento para milhões de crianças em todo o país.

Projetos Sociais e Olímpiadas

Nas Olímpiadas de Tóquio, o Brasil alcançou o seu melhor desempenho na história da competição. Foram 21 medalhas: 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes, superando as Olímpiadas do Rio em 2016.

Em 2016, para os Jogos Olímpicos do Rio, foram investidos cerca de R$ 7,2 bilhões. Nessa edição dos jogos o valor caiu para R$ 3,6 bi, segundo levantamento da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp), com base em dados do governo.

O investimento em esporte por parte do Estado sempre foi muito aquém dos talentos brasileiros. Alguns dos atletas medalhistas em 2021 foram descobertos através dos projetos sociais.

Segundo Ricardo Ricci Uvinha, professor titular e orientador na pós-graduação em ciências da atividade física da USP, os projetos sociais têm habilidade para “ficar de olho” na comunidade onde o atleta vive para cobrar mais recursos do poder público e também promover valores do esporte, como a disciplina, a persistência e também o lazer e a diversão. “Também são muito importantes para articular patrocínios”.

Mateus Alves – técnico da seleção brasileira de boxe diz que “a qualidade dos projetos sociais em vários locais do Brasil, que estão produzindo atletas formados com melhor técnica e tática. Tem a estrutura de uma seleção brasileira com mais de 50 pessoas, tem o processo, com várias viagens internacionais para treinamento…”

Veja a relação completa de atletas oriundos de projetos sociais que representaram o Brasil em Tóquio em @instiutoensina.

Dia do Humanitário

A data foi criada em memória ao atentado em que 22 pessoas morreram na explosão de um carro-bomba no então complexo da ONU em Bagdá, incluindo o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que era o representante máximo da organização no Iraque.

Desde 2008 a data foi criada pela ONU é uma homenagem às pessoas que dedicam suas vidas a ações humanitárias.

Humanitário é aquele que se dedica a promover o bem-estar das pessoas e o avanço das reformas sociais. O terceiro setor é repleto de pessoas assim e é uma ótima oportunidade de nos tornarmos mais humanitários.