Palavra da fundadora

Encerramos o mês com a idealizadora e fundadora do Instituto Ensina, Thaisa Paulino Damo falando sobre o papel das Organizações da Sociedade Civil, e é claro, dos quatro anos de fundação do IE.

A oscilação da economia e o constante crescimento das demandas sociais fazem com que nos deparemos com uma triste realidade do nosso país:  A exclusão social. As organizações do terceiro setor atuam fortemente para minimizar as desigualdades sociais.

São muitos problemas a serem resolvidos. Nós, do Instituto Ensina, decidimos trilhar o caminho da educação e o compartilhamento do conhecimento, através de cursos, palestras, seminários, para que essas organizações e seus colaboradores tenham fácil acesso a informações que facilitem e contribuam para o desenvolvimento de sua missão.

O IE foi construído sobre pilares que nos direcionam no nosso caminhar como a solidariedade e civilidade (respeitamos as diferenças, habilidades e limitações de todos os parceiros e beneficiários), credibilidade (tomamos decisões e direcionamentos pautados exclusivamente nos interesses da comunidade com postura apartidária, livre de preconceitos e interesses pessoais), ética (trabalhamos diariamente dentro dos padrões éticos: morais, profissionais e sociais) e transparência.  (utilizamos os recursos da instituição de forma clara, eficiente com focos em resultados concretos de impacto social).

          Nesses quatro anos de fundação, ampliamos nossos projetos e o nosso alcance.  Com a pandemia, precisamos nos reinventar e assim “descobrimos” os cursos on-line que hoje chegam onde não chegávamos antes. A Live Show Semeando a Solidariedade foi um sucesso arrecadando mais de 11 toneladas de alimentos. O Doa Mauá já é aguardado pelas associadas à Rede Ensina. As Lives chegaram com força e serão cada vez mais frequentes. Com tudo isso, e muito mais, como você pode acompanhar aqui nas redes sociais, conseguimos impactar quase 20 mil pessoas, mesmo não esse não sendo o nosso público-alvo. Dezenas de organizações sociais foram beneficiadas. Há muito mais por vir. Novos programas e projetos estão sendo preparados com todo o carinho, profissionalismo e dedicação com o qual trabalhamos nesses anos.

Penso que não podemos nos anestesiar para o sofrimento alheio e acreditar que a exclusão social seja um retrato normal de nossa sociedade. A solidariedade não tem tamanho e qualquer movimento que façamos nesse sentido mostra nossa humanidade e contribui para que todos tenham acesso a seus direitos. Acredito na lei do retorno e digo que a solidariedade é uma linda expressão de amor para com o nosso próximo.

Thaisa Paulino Damo, Fundadora do IE



Doe Agora